Amostra Mobral (Página em processo de atualização. Em breve, a amostra será disponibilizada)

Esta Amostra, organizada por Anthony Julius Naro, Miriam Lemle. Sebastião Josué Votre, Maria Marta Scherre e Nelize Pires de Omena, se reveste de um caráter histórico: trata-se da primeira amostra constituída no Brasil segundo a metodologia laboviana.

O corpus da língua falada por mobralenses foi coletado em postos do MOBRAL (antigo Movimento Brasileiro de Alfabetização de jovens e adultos) na área urbana do Rio de Janeiro, na década de 70., Constava originalmente de 140 entrevistas gravadas eletromagneticamente. Com o objetivo de obter uma diversidade de registros de fala,l de cada informante, foram feitas 7 entrevistas, com duração de 1 hora, em locais e circunstâncias variadas:

Apenas uma parte do total das entrevistas realizadas foi transcrita, em um sistema semi-ortográfico Para este Banco de Dados do PEUL foram selecionadas as transcrições que apresentavam condições de inteligibilidade, o que justifica a descontinuidade na numeração das entrevistas. Foram disponibilizadas 59 entrevistas referentes a 12 informantes.