Amostra Censo 1980
No período de 1980 a 1982, sob a coordenação do professor Anthony Julius Naro, com a participação dos pesquisadores Giselle Machline de Oliveira e Silva, Maria Cecília Mollica, Maria Marta Pereira Scherre, Nelize Pires de Omena, Sebastião Josué Votre e Maria da Conceição de Paiva, foi constituída a Amostra Censo/1980, o primeiro banco de dados organizado no Brasil a partir dos protocolos da Sociolinguística Variacionista.
O objetivo central do projeto era o de possibilitar o estudo de processos de variação e mudança na variedade carioca e de disponibilizar uma base de dados controlada para outros pesquisadores interessados. Essa amostra foi estratificada segundo as variáveis idade (15 a 25 anos, 26 a 49 e acima de 50 anos); escolaridade (1º e 2º ciclos do ensino fundamental e ensino médio) e sexo/gênero (masculino e feminino). Os falantes foram contactados aleatoriamente em diferentes bairros da cidade do Rio de Janeiro.
Como o Projeto Censo não recobria faixas mais jovens da população, foi proposto, em meados de 1981, o projeto “Estruturas da Fala e Aquisição da Língua Padrão”, que constituiu uma amostra com 16 falantes da faixa de 7 a 14 anos, imprescindível para o estudo da implementação de processos de mudança. A constituição dessa amostra seguiu metodologia semelhante à da Amostra Censo, com a diferença de que as crianças entrevistadas foram contatadas e gravadas em escolas municipais do Rio de Janeiro.
As duas amostras somadas perfazem um total de 64 falantes, correspondendo a 64 horas de gravação. que foram transcritas em um método semi-ortográfico que buscava respeitar características inerentes da fala. Neste site, estão disponibilizadas as transcrições e as gravações correspondentes aos 64 falantes. Com o desenvolvimento crescente dos recursos computacionais para tratamento de dados, foi possível, através do programa Exmaralda, proceder ao alinhamento som-texto de 32 gravações. Esses arquivos estão igualmente disponibilizados no site, em formato exb. Para acesso às transcrições alinhadas é necessário baixar o Pacote Exmaralda (https://exmaralda.org/en/) e salvar na mesma pasta o arquivo exb e o de áudio correspondente a cada entrevista. Clique aqui para acessar o tutorial sobre o uso do exmaralda. Os arquivos em formato exb podem ser abertos/lidos em outros programas de transcrição, como, por exemplo, o ELAN.
Falante Idade
Escolaridade
Bairro
Texto
Áudio
Arquivo som-texto