Amostra do Discurso Jornalístico

Esta amostra foi constituída, sob a coordenação de Maria Luiza Braga e Maria Cecília Mollica e contou com a participação dos pesquisadores Maria da Conceição Paiva, Maria Eugênia Lamoglia Duarte, Vera Lúcia Paredes Silva e Cláudia Roncarati e dos bolsistas do PEUL. Seu objetivo foi o de constituir um database controlado que possibilite estudos comparativos entre as modalidades falada e escrita no que se refere à variação e implementação de processos de mudança.

Os textos que constituem essa amostra foram extraídos de jornais de grande circulação no Rio de Janeiro e publicados entre 2000 e 2004. Foram selecionados jornais direcionados para um público-alvo diferenciado: temos, por um lado, o Extra e O Povo, mais populares; por outro, o Jornal do Brasil e O Globo, menos populares.

Essa amostra compreende textos representativos de diferentes gêneros discursivos da mídia jornalística: Cartas e Crônicas (75 arquivos de cada), Notas de Coluna Social, Editorial, Horóscopo, Notícias/Reportagens (geral e esportivas) e Artigos de Opinião (100 arquivos de cada gênero, vinte e cinco de cada jornal).

O menor número de Cartas e Crônicas se deve ao fato de que foram excluídas as cartas do jornal O Povo, cuja publicação é descontínua e ao fato de que o jornal Extra não publica Crônicas.


GÊNERO

DOWNLOAD

GÊNERO

DOWNLOAD

Artigos de Opinião

Horóscopo

Cartas

Notas de coluna social

Crônicas

Notícias/reportagens

Editorial